Palmeira Trachycarpus fortunei

Nome Científico: Trachycarpus fortunei
Nome Comum: Palmeira-moínho-de-vento
Origem: Sudeste Asiático, China, Taiwan
Tipo de folha: Perene
Resistência ao Frio: -15ºC
Altura: entre 5m a 12m
Exposição Solar: Sol, meio-sol
Drenagem: Bem drenado, Úmido, Seco
Crescimento: médio
Necessidade de Água: Média
Nível de manutenção: Médio


A Trachycarpus fortunei  é uma das palmeiras disponíveis mais resistentes ao frio. É compacta e cresce entre 5 a 12 m. A Trachycarpus fortunei tem um único tronco, delgado, 20 a 25 cm de diâmetro e é normalmente um pouco mais estreito na base do que na parte superior. Os troncos são geralmente cobertos com uma esteira de fibra solta. Em palmeiras mais velhas pode-se observar um tronco liso e limpo. As suas folhas em leque têm uma tonalidade verde clara. As folhas são circulares, com cerca 1 m de diâmetro e cerca de metade segmentado. As folhas estão dispostas em coroa simétrica com cerca de 2,5 a 3m de largura.


Prefere luz moderada em solos bem drenados, com fertilidade acima da média. É moderadamente tolerante ao sal e podem ser plantadas por trás das dunas de primeira linha ou contra uma estrutura que irá protegê-las da exposição directa da brisa do mar. A humidade adequada contribui para o crescimento mais rápido e melhor aparência, mas é incrivelmente tolerante à seca.


Esta é uma palmeira robusta e pode suportar temperaturas bem abaixo dos 0ºC sem qualquer dano. Esta palmeira resistente é submetida, muitas vezes, a uma cobertura de neve e gelo sem quaisquer problemas.


Esta palmeira fica bem em pequenas áreas, como pátios e entradas. É uma planta resistente e sobrevive em paisagens urbanas. É perfeito para vasos. É muito atractiva se plantada em agrupamentos, especialmente quando as plantas de diferentes alturas são escalonadas em padrões irregulares (plantas mais altas palmeiras no centro dos grupos e mais curtos nas extremidades).